Racismo

 

Lamentei aqui nesta coluna, quando houve o caso de racismo com o jogador  Tinga. Tenho que lamentar novamente e afirmar que o  Brasil é ainda uma sociedade racista e o Rio Grande do Sul lidera a lista do preconceito, veja o recente caso do árbitro Márcio Chagas da Silva. Um dos homens mais espetaculares que já pisou na Terra, foi Nelson Mandela. Assumiu o comando de seu país e pregou a paz e a tolerância. Ele é o exemplo atual maior de como um ser humano deve agir, e era negro. O Brasil é conhecido no mundo, como o país do futebol, por causa de um negro: Pelé. Está na hora de todo mundo saber e praticar: SOMOS TODOS IGUAIS.

#SISU 

O Sistema de Seleção Unificado- SISU-, que dá vagas em instituições públicas, deve abrir novas vagas no meio do ano. No RS, foram oferecidas apenas 831 das 40 mil vagas no Brasil, o que convenhamos é muito pouco. Para concorrer ao SISU é preciso fazer o  ENEM. Me disse esta semana um aluno: Professor, se eu soubesse que o SISU era tão importante, não teria arrancado os quatro. Bah!!!

 

#ERVA-MATE

Desde o ano passado o chimarrão do gaúcho ficou mais amargo, com a alta exagerada da erva-mate no mercado. Em muitos municípios, produtores destruíram os ervais, porque não compensava. Agora novamente o produtor voltou a acreditar na erva-mate. Na semana passada o vizinho município de Venâncio Aires, realizou um Seminário Regional para incentivar os produtores, com o tema: "Políticas Públicas e novas perspectivas para a cadeia produtiva da erva-mate". É por aí o caminho. Como diz Pedro Schwengber da Escola do Chimarrão: " O mundo ainda vai tomar chimarrão".Tomara!!!

 

#CÃO

O cão é o melhor amigo do homem, porque a razão deles terem muitos amigos é que movem  suas caudas mais que suas línguas. O infeliz que enterrou uma cadela viva lá em Vera Cruz-RS, e que repercutiu na televisão até em nível nacional, merecia pelo menos uma cadeia, ou o mesmo tratamento. Já dizia Sigmund Freud: " Os cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, ao contrário das pessoas, que tentam misturar amor e ódio."

 

#EVOLUÇÃO

Preparando uns trabalhos para os alunos, me lembrei dos primeiros tempos de aula, quando tinha que fazer as provas no mimeógrafo, usando uma matriz e álcool (não tinha bafômetro ainda). Quanta dificuldade. Comprei depois uma máquina de escrever. 

 Aí vieram as copiadoras. Hoje na era da informática, melhorou não só para os professores, como também para os alunos. Todos tem acesso à internet. Hoje em dia dizer que tem internet em casa é o mesmo que comprar um Fiat 147 e dizer que tem um carro.

 

#CONSELHO

Logo após o Carnaval, entramos na Quaresma, um período na Igreja dedicado ao recolhimento, oração e conversão.

Antigamente era proibido fazer baile e dançar na Quaresma. Hoje se dança até no próprio salão da igreja. Como dizia um amigo meu: Quando eu era solteiro eu não dançava, depois que casei, dancei. 

#COPA DO MUNDO

Toda a semana estou dando um pitaco sobre a Copa do Mundo, porque o tempo está passando, a expectativa é grande e é um evento grandioso e mundial. Por outro lado tem-se receio de problemas principalmente de vandalismo. Resta torcer para que tudo dê certo e não aconteça nada. Construíram estádios de primeiro mundo, agora falta construir o país ao redor deles. O Brasil só é o país do futebol porque ele não se aprende na escola.

 

#POLÊMICA

Uma assessora da Câmara de Vereadores de Antônio Prado-RS, que se diz ateia, pode perder o emprego.  Ser católico, evangélico, budista, islamista, ou ateu é questão de foro íntimo, não motivo de discriminação. Em algumas repartições comandadas por políticos, o crucifixo na parede, se pudesse se mandaria embora. Eu sempre penso: Se você tem Deus como amigo, azar de seu inimigo. Penso também que: Se existe fé, existe Deus. Se existe Deus, existe amor. Se existe amor, existe solução. Se existe solução, o impossível é apenas mito.

#CARNAVAL

O Carnaval já faz parte do passado. 

 A Escola de Samba Unidos da Tijuca ganhou o Carnaval no Rio de Janeiro, homenageando o grande Ayrton Senna. Pergunto: Se eles tivessem homenageado o Rubinho Barrichello, será que iam tirar o 1º lugar? 

Falando em Carnaval, os filósofos de plantão afirmam:

 - No Carnaval as mina pira e os mano comem. Em novembro as mina pari e os mano somem. Credo!!!

 

#SAFRA

Este ano o RS terá uma super safra de grãos. 

Soja,  milho, arroz, trigo e feijão, as principais culturas que respondem pelas boas perspectivas da economia. São pelo menos dois anos seguidos de fartura no campo. 

 O que se necessita agora é melhorar as  estradas, para escoar esta safra. Isto anima governo e plantadores.

 

#LEITE

Quando aconteceu a fraude do leite no ano passado, foi uma agitação geral. Alguns foram presos e não se falou mais nisso.

 Nesta semana o caso voltou na imprensa, tendo sido preso mais um empresário. Uma coisa é certa. Enquanto não houver punição pesada fica tudo por conta da impunidade. É assim com o racismo, fraudes etc...se esquece uma, aparece outra.

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web