#PRESERVAÇÃO

 

Falando ainda em ambiente, dentro da minha especialidade Biologia, tem um ramo desta disciplina que se chama Ecologia. A Ecologia estuda todos os itens citados no Destaque. Mas o mais importante é a conscientização dos alunos em preservar o ambiente nas propriedades e comunidades. Quem caminha por aí, e olha atentamente, vê lixo em nossos arroios e na beira das estradas. É impressionante. E a nossa Floresta Amazônica? Continua sendo devastada. Se dizia que esta imensa floresta era o pulmão do mundo. Se a Amazônia é o pulmão do mundo, Brasília é o intestino grosso!

#MATA

Ainda focando o tema importante do ambiente, a Mata Atlântica, que hoje se reduz a uma faixa litorânea de floresta, continua sendo devastada. Em relação aos anos de 2011 e 2012, último período analisado, ela perdeu 235 km² de vegetação, quase a área do município de Boqueirão do Leão. O RS foi o 8º Estado que mais desmatou nos últimos anos. Falta fiscalização?  Isto acontece no Brasil, que é o melhor país do mundo.... prá cobrar impostos.

 

#HOSPITAIS

Na semana passada, escrevi  lamentando a possível mudança nos pequenos hospitais quanto à realização de cirurgias e partos. A pressão dos prefeitos foi tão grande no governo do Estado que a Secretaria Estadual da Saúde voltou atrás e vai criar uma nova regra para os hospitais que querem manter estes procedimentos. Também a Secretaria vai criar a regra que envolve o repasse de recursos, que é importante para a manutenção dessas casas de saúde. Nossos hospitais são padrão FIFA, só que a gente torce para ter vagas.

 

#OBESIDADE

Você sabia que 30% da população mundial estão acima do peso? No Brasil em 2013, 52% dos homens e 58% das mulheres estavam com excesso de peso. Dados preocupantes, pelos problemas de saúde que isso causa. Eu tenho um amigo tão gordo, que um dia ele foi nadar no mar, e uma baleia se apaixonou por ele. Mas ele retrucava: Sou gordo mas posso emagrecer. E você que é feio?

#AVISO

Um grande consumidor de cerveja, manda um aviso que devemos preservar o ambiente: Vamos lá pessoal, vamos cuidar de nosso planeta, até este momento é o único que pode manter a cerveja em estado líquido. Foi aconselhado a deixar de beber, mas lascou: Se a bebida não prestasse Jesus não teria transformado água em vinho !!! 

#PERGUNTA DA SEMANA  Porque a pizza é redonda, vem numa caixa quadrada e cada pedaço é um triângulo?

#BRASILIA

Em uma manifestação contra a realização da copa do mundo em Brasília, tinha até um grupo de índios com paus, pedras e sua arcaica mais tradicional arma: arco e flecha. Na frente do Congresso engrossou a confusão com a presença da polícia a cavalo. Flechas foram disparadas, acertando até um soldado. Centenas de correspondentes estrangeiros , de rádio, televisão e jornais, que vieram fazer a cobertura da copa, mandaram para seus países e o mundo estas imagens. O Brasil e sua "indiada" promovendo a Copa! Muito bonito! Brasília é uma cidade de primeiro mundo, é tipo Las Vegas. Foi erguida no meio do deserto, para quem quer ganhar dinheiro fácil.

#ANIVERSÁRIO

Ontem o Grêmio 5 de junho comemorou 81 anos de fundação. É a mais antiga entidade do município. Também neste mês o Gaúcho de Progresso completa seus 81 anos de existência. Parabéns aos seus associados. De semelhança entre os dois clubes só o ano de fundação 1933. 

#FRIO

 Entrando no mês de junho, nos lembramos do inverno, que ainda não chegou no calendário, mas que já está dando as caras, com o frio dos últimos dias. O velho fogão a lenha, já entrou em ação. Deus dá o frio conforme o cobertor, já dizia a antropóloga Maria P. Lúcia.

#CÂMARA DE VEREADORES

Na sessão da Câmara de  Vereadores do dia 27 de maio a Rádio Arauto FM 105,9, pela primeira vez transmitiu ao vivo, toda a atividade, desde os pronunciamentos e discussões dos projetos em pauta. Era uma antiga reivindicação dos senhores vereadores. Acho importante, porque o pessoal de casa, que tem tempo, pode ouvir. Só acho demasiada a retransmissão depois em outro horário. Quem não acredita no que fala, não convence quem escuta.

#COMUNICAÇÃO

 Segundo alguns repórteres estrangeiros que vão cobrir a Copa do Mundo em Porto Alegre, em recente visita a nossa capital, comentaram que temos muita deficiência em comunicação com a língua estrangeira, principalmente o inglês. Um correspondente australiano, que foi ao estádio Beira Rio, ao embarcar num táxi perguntou:                                                                                                           - Do you speak english?                                                                                                                   - O motorista do táxi sem pestanejar lascou:                                                                                     - Spico. Então tá!!!!

#ANIMAIS - O IBAMA

É proibido manter animais silvestres em cativeiro. Portanto! Colabore.... solte a preguiça que está dentro de você e vá a luta! Proteger o meio ambiente também é proteger os animais. Deixe os bichinhos quietos. Em baile de cobra sapo não dança. Em baile de sapo, mosquito não dá rasante.  

 Meio Ambiente

Ontem dia 5 de junho foi o dia Mundial do Meio Ambiente. O assunto sempre atual, preocupa às autoridades de todo o planeta, tendo em vista, os grandes estragos já feitos à natureza. Eles chamam de "meio ambiente", porque já destruíram a metade. Os primeiros desastres ecológicos começaram com desmatamentos, queimadas, poluição do ar, água e solo. Hoje já falamos em aquecimento global, efeito estufa, chuvas ácidas, rombo na camada de ozônio, inversão térmica, e o conhecido problema do lixo, de fertilizantes, agrotóxicos e do lixo urbano. Haja cuidado e preocupação. Antes era ambiente, agora é meio ambiente, daqui a pouco não sobra mais nada.                                                                       

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web