Campanha da Fraternidade

Este ano a campanha da Fraternidade tem como tema fraternidade e saúde pública e não gostaria de deixar passar este assunto em branco. Dentre os objetivos desta campanha estão a reflexão sobre a realidade da saúde pública, a busca da prevenção, como ajudar os enfermos, qualificar as comunidades para acompanhar os gestores públicos e suas ações, entre outros.
O SUS, atual sistema de saúde, ainda esta em implantação, tem falhas e isto é indiscutível, porém já apresenta muitos pontos positivos e  quando se conseguir  aplicar  conforme o que esta na constituição será um ótimo sistema, pois visa atender a todos que tenham necessidade de tratamento de saúde.
Porém hoje, gostaria de fazer uma reflexão de como nós individualmente poderemos começar a buscar mais saúde.  Inicialmente vamos começar com nossa casa:  como está  nossa alimentação?Estamos ingerindo frutas,  legumes, fibras, proteínas, o nosso antigo feijão e arroz ou só alimentos industrializados. E, como é que nos fazemos a higienização destes alimentos  antes de os ingerirmos, e ainda, como guardamos estes alimentos. Outro item bastante importante é, como esta a higiene básica, devemos lembrar que por exemplo,  vários "bichinhos" entram no nosso organismo através de nossas mãos. E o  tempo de praticar exercícios e de termos lazer durante nossa semana existe? Ter saúde e estar bem física, mental, espiritual e socialmente.
Em relação a Unidade de Saúde:  como está nosso calendário de vacinas. Estamos obedecendo? E os exames de prevenção, estão em dia?Na unidade de Saúde de nosso município temos exames como o de colo de útero, assim como palpação da mama em busca de nódulos,  marcação para realização de mamografia,  teste de diabetes, acompanhamento do pré-natal para as gestantes entre tantos outros.  Também existem outros trabalhos realizados como os encontros dos hipertensos e diabéticos, obesos onde são dadas muitas informações preventivas. Lembramos que as unidades de saúde, contam com uma equipe de  que esta ali para nos atendermos quando precisarmos e para nos orientar quando tivermos alguma dúvida em relação a assuntos relacionados a saúde.
Existem também outros trabalhos muito importantes feitos em nosso município como a pastoral da criança, pastoral de saúde que vem trazendo muitos benefícios para a população. lém disso,  muitas outras coisas nos fazem ter uma saúde melhor como por exemplo ser honesto, positivo, amar ao próximo, ajudar as pessoas que precisam e   fazer o bem. Pessoas pessimistas tendem a ser mais tristes e doentes.
Vamos assumir juntos a proposta de buscar mais saúde, investindo  cada vez mais em prevenção.

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web