Caminhada ou Corrida?

A caminhada e a corrida são modalidades esportivas que promovem vários benefícios para o nosso corpo. Abaixo conheça os benefícios de cada modalidade e como realizá-las de forma correta.

Estudos mostram que a corrida é um grande aliado para quem que perder e ou manter o peso, isto não só pelo gasto calórico, mas, porque este esporte acarreta mais saciedade, pois agem nos hormônios que diminuem o apetite. Porém deve se deixar claro que pessoas com abdômen  avantajado devem ir progredindo aos poucos.

A corrida ao longo do tempo fortalece a musculatura das pernas, abdômen, costas e braços, além de aprimorar a resistência física. Isto acaba acarretando o incremento da qualidade de vida pois, facilita tarefas diárias como subir escadas, carregar caixas, brincar com os filhos entre outros.  Também libera a endorfina que melhora a qualidade de sono e deixa as pessoas mais felizes, pois é um hormônio ligado a sensação de prazer e satisfação.

Outro benefício conseguido aqui tanto  com a caminhada como com a corrida é a prevenção da catarata. Já em relação  a prevenção do glaucoma, distúrbio que lesa o nervo óptico, modalidades mais cansativas possuem maior eficácia.  Estudos realizados com 15 voluntários no interior de São Paulo,  observou-se que treinos fortes baixaram mais a pressão intraocular.

A caminhada também traz muitos benefícios entre eles o aumento do sistema imune, fortifica os ossos  devido o impacto das passadas e que por ser um impacto menor que a corrida, é um esporte sujeito a menos lesões. Por exigir menos do coração a caminhada se torna uma pratica mais segura para amadores e para quem acabou de deixar o sedentarismo.

Como vimos tanto a caminhada nos trazem vários benefícios, agora citaremos a postura para cada atividade.

Na corrida, olhe no horizonte para evitar tensões nos ombros e nuca,  deixe as mãos relaxadas sem cerrar os punhos. Contraia levemente os glúteos para amortecer o impacto. Posicione os quadris levemente para trás e o tronco levemente para frente. Controle sua passada para que o pé toque inteiramente o chão de maneira gradual para evitar impacto.

Na  caminhada,  olhe sempre na horizontal evitando dores no pescoço e nos ombros. Mantenha os braços semiflexionados e o abdômen  contraído. Sua passada deve ser mais acelerada do que aquela passeio para que surta efeito seu esporte.

 

Fonte: Revista Saúde é Vital

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