Doenças respiratórias no verão

Geralmente associamos doenças respiratórias ao inverno, principalmente em se tratando de pneumonias. Porém devemos ficar atentos, pois,  as doenças pneumocócicas ameaçam a saúde em qualquer época do ano. Doenças como a gripe, a virose, o resfriado e a pneumonia são infecções das vias aéreas. 

A gripe e o resfriado são viroses . A gripe é causada pelo virus influenza e é mais forte que o resfriado . A pneumonia é uma infecção das vias aéreas baixas (pulmões) e pode ser provocada tanto por bactérias quanto por vírus

A pneumonia é uma doença perigosa, que, se não for tratada adequadamente, pode levar o paciente à morte. Ela aparece em qualquer idade e a cura geralmente é feita com tratamento médico adequado.

O limiar entre a gripe e a pneumonia pode ser tênue porque as gripes podem predispor as infecções bacterianas, que levam à infecção dos pulmões. A contaminação acontece com a exposição direta aos vírus e às bactérias de uma pessoa infectada geralmente por meio da saliva ou das secreções nasais. As mãos são os principais meios de transmissão das infecções. 

Por isso, devem ser lavadas ao longo do dia, várias vezes. A maioria dos casos de pneumonia é causada por bactérias, mas também pode ser ocasionada por vírus, como aqueles que provocam a gripe. 

 O vírus da gripe normalmente se manifesta em áreas localizadas na face e, algumas vezes, pode descer para o interior dos pulmões, especialmente em algumas situações em que há comprometimento da imunidade do paciente. Por isso, é fundamental a prevenção da gripe para reduzir o número de mortes por pneumonia. 

A pneumonia geralmente é tratada com medicamentos para combater os sintomas e antibióticos que contêm a infecção por bactéria. No caso de infecção por vírus influenza, a medicação é específica. 

Deve-se evitar a automedicação, que pode ofuscar a gravidade do quadro infeccioso. A medicação certa na hora certa evita que o quadro se alastre ao óbito. Por isso da importância do acompanhamento médico.

Outro aspecto que pode levar a doenças respiratórias é o uso inadequado de ventiladores e ar condicionado. Quando eles não são higienizados corretamente são propagadores de agentes causadores de problemas respiratórios, como a Legionella pneumophila e as bactérias Haemophilus. Por isso fiquem atentos e mantenham higienizados estes equipamentos.  

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web