Aproveitando os alimentos

Segundo a  Organização  das Nações Unidas  para  a Alimentação e a Agricultura, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiça alimentos no mundo. 

A falta de aproveitamento das frutas e vegetais é um hábito na cozinha do brasileiro.

 Muitas vezes ao prepararmos nossa comida, desprezamos casacas talos, folhas que muitas vezes acabam sendo muito mais nutritivos que o próprio alimento, que a própria polpa.

Para que possamos aproveitar os talos e casacas inicialmente devemos fazer uma boa higienização dos mesmos visto que algumas áreas são mais expostas aos agrotóxicos.. 

Lave-os bem com água e uma escovinha retirando assim os pesticidas e depois coloque-os  em um recipiente de vidro ou louça com hipoclorito de sódio e deixe-os de molho.

A seguir vamos falar algumas particularidades dos talos, folhas, sementes e cascas. Estes que são alimentos importantes e que desprezamos diariamente de nossa alimentação.

 Existem receitas deliciosas que podemos preparar utilizando-os, basta colocarmos nossa criatividade na ativa.

Os talos são cheios de  fibras, vitaminas e minerais e podem ser aproveitados para preparar quiches, bolos e pães.

Já as folhas, são geralmente ricas em caratinóides,  que dentro do corpo são convertidas em vitamina A, que melhora a visão e reduz a formação de placas nas artérias além de outros benefícios.l Cada folha tem sua particularidade, assim o do rabanete apresenta muito selênio, a da couve flor, muito fósforo. 

É importante ressaltar que se estiverem amareladas o melhor é descartar mesmo.

As cascas  são cheias de fibras, algumas possuem polifenóis que são inimigos do envelhecimento celular, outras nitrato, que em porções moderadas é benéfico para as artérias, assim como, outras ainda se destacam por oferecerem potássio, cálcio, fósforo, vitamina  C. podemos aproveitá-las para fazer  doces, sucos, bolos, geleias e farinhas.

As sementes:  apesar de pequenas,  também nos oferecem uma série de vantagens. As sementes do maracujá, por exemplo, apresentam Omega 3 e 6 , ambos essenciais  para as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. As da abóbora possuem gorduras boas, muitas fibras,  vitaminas  e minerais.

 O coração., o intestino e os olhos agradecem.

Bom, agora que sabemos um pouquinho mais sobre o benefício destes alimentos, mãos á obra,  vamos preparar alimentos gostosos e vitaminados.

 Pode ser utilizado também para enfeitar pratos de crianças o que estimula à alimentação saudável.

 

Fonte:Revista Saúde é Vital

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