Prevenindo um novo infarto

Infarto é uma palavra que indica que um tecido do corpo morreu por falta de oxigênio e nutrientes.  Quando acontece no músculo cardíaco tem-se o infarto do miocárdio. Uma artéria deixa de irrigar um pedaço de órgão que entra em sofrimento. Caso a obstrução seja parcial, o indivíduo sente dor no peito. Com o entupimento completo o infarto é certo.
Os sintomas de um infarto são: desconforto no peito, que irradia para o  braço  esquerdo, pescoço e costas suor frio e desmaio. Dores na boca do > estômago e na mandíbula podem ser reflexo da ameaça.
Após a instalação do infarto e seu tratamento adequado, os indivíduos  acometidos pela doença cardiovascular, devem cuidar  ainda mais de sua saúde. Abaixo algumas dicas que podem ajudar a espantar um novo infarto.
- Vacine-se contra a gripe:  a vacinação pode reduzir em até 50% as chances de um novo infarto. Isto porque, o processo infeccioso aumenta a frequência cardíaca e diminui o calibre dos vasos. Caso haja uma placa aí, as chances de ocorrer uma obstrução é muito maior.
- Faça atividade física (leve a moderada): Isto é claro, depois que seu médico liberar. Ele irá estudar seu caso, ver sua condição cardíaca e liberá-lo de acordo com seu estado.  É importante realizar atividades com velocidade constante e evitar esforço em demasia.
- Se tiver liberado, volte a sua atividade sexual normal. Muitos infartados ficam com medo da pratica sexual, pela história do sexo exigir demais do coração, porém a Associação Americana do Coração diz que ele tem efeitos positivos sobre a circulação e debela o estresse.
- Afaste o estresse e a depressão.  O estresse crônico, a ansiedade e a depressão fazem com que o ataque chegue mais cedo.
- Durma bem, durma com qualidade. Noites mal dormidas elevam a probabilidade de enfartar. A falta de sono desregula hormônios que irão favorecer o ganho de peso e a hipertensão. Em caso de insônia e apneia do sono o ideal é procurar um médico, visto que estes dois são inimigos declarados do coração.
- Alimente-se bem. Alimentar-se de forma adequada, equilibrada, reduzindo gorduras e sal é um passo importante para prevenir novo infarto. Ingira frutas, verduras  e legumes diariamente, coloque mais peixe,  azeite e castanhas na sua vida.
Fonte: www.revistasaude.com.br
 

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web