Inverno ou verão

No verão, por causa do sol, do calor, lembramos com mais facilidade do protetor solar. Ele evita queimaduras, nos protege das rugas e afasta  as chances de  adquirirmos um câncer de pele.  Porém o que queremos chamar atenção, é que durante os dias mais frios o uso do protetor também é de extrema importância. Ou seja inverno ou verão, faça frio ou calor, dia de sol ou nublado use protetor solar.
No mês de junho, a Anvisa lançou uma regulamentação mais rígida para os produtos com fator de proteção solar (FPS). Entre as exigências estão: extinção de filtros com FPS menor do que seis,  alterações nos rótulos  que devem ser claros em relação ao uso correto e outros itens além de proporcionar também proteção  contra os raios UVA.
Atualmente o FPS encontrado nas farmácias e supermercados,  quase sempre só diziam a  respeito dos raios UVB, que incidem com maior intensidade no verão. Já os  raios UVA, incidem o ano inteiro e ao longo de todo dia , penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas e aí que mora o perigo.
O tipo mais grave de câncer de pele é o melanoma, ele pode alcançar outros tecidos pois fica em uma parte mais profunda da derme. Devemos ficar de olho em pintas e manchas que mudam de formato e cor. Além deste, temos os cânceres tipo não melanoma causados principalmente pelos raios UVB e que também devem ser acompanhados e tratados.
Como já colocamos no início, os protetores quando utilizados durante todas as estações  além de proteger dos perigos tumorais auxiliam também  a garantir uma aparência jovial. Isto porque quando não utilizamos os protetores, ao raios UVA penetram na  derme, chegam até as fibras colágenas, que sustentam a pele, causando assim um aspecto envelhecido.
Para saber exatamente o protetor certo para seu tipo de pele e o grau de proteção, consulte um dermatologista. Ele avaliará a cor de sua pele, assim como os fatores de risco, como cor dos olhos, dos cabelos, histórico familiar entre outros O mínimo indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o fator 30 independente da cor da pele. Além do rosto, devemos lembrar da nuca , pescoço e mãos que também ficam expostos durante todas as estações.
Fonte: WWW.revistasaude.com.br

Edição Impressa

Edições Anteriores

Mais Notícias

Conectado

COLUNISTAS

|  Todos os direitos reservados Desenvolvido por OdNet Marketing & Web